Brasil Post

As Seen In

Articles related to Love Me Don’t Leave Me:

 

BrasilPost posted a Portugese-language version of the Huffington Post Canada story “Better Relationships: 10 Fears You Should Overcome.”


10 Medos Que Você Precisa Superar Para Ter Relacionamentos Melhores

 

by Arti Patel
The Huffington Post Canada

 

Dizem que o amor é uma questão de química com outra pessoa. Mas se você ou seu parceiro vivem constantemente com medo, isso pode provocar um curto-circuito no relacionamento de vocês.

 

Os medos, especialmente aqueles que se manifestam nos relacionamentos, podem nascer de experiências que vivemos na infância ou adolescência, diz Michelle Skeen, especialista em relacionamentos e autora de Love Me, Don’t Leave Me (“Me ame, não me deixe”, em tradução livre). “Isso cria um modelo interno que usamos para prever como serão os relacionamentos em nossa vida adulta.”

 

Skeen diz que esses medos, que abrangem desde o medo de ser julgado até o medo da solidão, podem impedir as pessoas de construir relacionamentos melhores. Segundo ela, se você acha que se enquadra em uma das categorias abaixo, deve começar por reconhecer seu medo. Se você já está num relacionamento, é hora de conversar sobre isso com seu parceiro.

 

“Embora esses temores profundos venham do passado, eles parecem muito reais quando vivemos situações no aqui e agora que nos fazem revivê-los”, diz Skeen. “Os relacionamentos íntimos são o maior gatilho de todos, porque é neles que nos sentimos mais vulneráveis.”

 

Alguns medos podem estar afetando seus relacionamentos atuais, mas outros podem impedir você de sequer entrar em um relacionamento. Se for esse o caso, diz Skeen, é o caso de reavaliar suas expectativas ou de dar uma chance a uma pessoa, por exemplo, antes de formar conclusões antecipadas sobre o que vai acontecer.

 

Veja a seguir dez medos comuns que, segundo Skeen, as pessoas podem sentir antes ou durante relacionamentos.

 

1. Medo de ser rejeitado

O que você diz a si mesmo: “Se eu não for perfeito, serei rejeitado.”

 

Se você vive com medo de ser rejeitado e esconde seu verdadeiro eu, a psicóloga e especialista em relacionamentos Michelle Skeen diz que isso pode impedir as pessoas de chegarem perto ou de conhecerem quem você é realmente.

 

2. Medo de que as emoções tomem conta de você

O que você diz a si mesmo: “Nunca terei alguém que me compreende ou que tenha uma ligação emocional

comigo.”

 

Skeen diz que isso acontece quando você não compartilha seus pontos vulneráveis com outros, porque tem medo de como eles podem reagir. “Quando não recebe o que precisa, você fica com raiva e faz exigências do outro”, ela diz.

 

3. Medo de incomodar os outros

O que você diz a si mesmo: “Se eu não tolerar ser criticado ou maltratado, vou ficar sozinho.”

 

Essa é uma maneira pouco sadia de levar um relacionamento, e, além disso, você pode acabar deixando que o outro se aproveite de você. “Você fica condescendente e se adapta a tudo o que o outro quer, para prevenir a possibilidade de o outro ficar irritado”, diz a psicóloga.

4. Você tem uma lista de “necessidades”

O que você diz a si mesmo: “Nunca vou receber o que preciso de outra pessoa”.

 

Quando você tem uma lista longa de necessidades, diz Skeen, acaba evitando entrar em um relacionamento porque acha que jamais vai encontrar alguém que consiga satisfazer todas essas necessidades. “Você fica com raiva de outras pessoas porque não está recebendo o amor e compreensão que necessita.”

 

5. Medo de ser ferido

O que você diz a si mesmo: “Se eu baixar a guarda, as pessoas vão se aproveitar de mim.”

 

Skeen diz que isso acontece quando você evita ficar íntimo de outras pessoas porque teme que, no longo prazo, elas acabem por magoá-lo.

6. Medo de sair de sua própria casca protetora

O que você diz a si mesmo: “Se as pessoas me conhecessem de verdade, me rejeitariam”.

 

Segundo Skeen, algumas pessoas escondem das outras pessoas quem elas realmente são – seus pensamentos, sonhos e crenças – porque temem ser rejeitadas por ser quem são. “Talvez você mostre ao mundo apenas sua face superficial, não deixando que ninguém mergulhe mais fundo”, diz a psicóloga.

 

7. Medo de ser criticado

O que você diz a si mesmo: “Nunca vou poder me comparar aos outros”.

 

“Você deixa que outras pessoas critiquem ou façam pouco das coisas que você realizou”, explica Skeen. “Ou então você luta para fazer sempre mais, para evitar ser criticado pelos outros.”

 

8. Medo da solidão

O que você diz a si mesmo: “Evito relacionamentos porque sei que no final vou ficar sozinho mesmo”.

 

De acordo com Skeen, algumas pessoas centram seu tempo e energia sobre o trabalho e/ou atividades extracurriculares, para se manter ocupadas.

 

9. Medo da traição

O que você diz a si mesmo: “Não posso ficar vulnerável diante de outra pessoa, senão ela usará isso contra mim”.

 

Se você vive em guarda, atento para qualquer sinal de que esteja sendo traído, pode acabar agredindo ou magoando o outro para se proteger, diz Skeen.

 

10. Medo de não encontrar a pessoa perfeita

O que você diz a si mesmo: “Nunca terei o amor que tanto quero”.

 

Claro que é ótimo ter algumas expectativas em um relacionamento, mas não se deve iniciar um relacionamento munido de uma longa lista de exigências. Se você o fizer, diz Skeen, isso o levará a ficar frustrado ou com raiva se encontrar um parceiro que não satisfaça suas expectativas.

 

Read it on BrasilPost

Copyright © 2024 Michelle Skeen Inc. All rights reserved.